O zagueiro Juan Izquierdo, do Nacional do Uruguai, faleceu na noite desta terça-feira (27) em São Paulo. A informação foi confirmada pelo clube nas redes sociais. O jogador desmaiou em campo durante a partida contra o São Paulo, pela Libertadores, no estádio do Morumbi.
No último boletim médico divulgado na noite de segunda-feira, 26 de agosto, tanto pelo hospital quanto pelo clube, foi informado que Izquierdo estava em “quadro neurológico crítico” e respirava com a ajuda de ventilação mecânica no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
Na tarde do sábado anterior, os médicos relataram que Izquierdo sofreu uma parada cardíaca ao chegar ao hospital, necessitando do uso de um desfibrilador para ser reanimado.
No domingo, a equipe do São Paulo prestou uma homenagem ao defensor durante a partida contra o Vitória. Os jogadores entraram em campo vestindo uma camisa azul com a mensagem “força, Izquierdo”, em espanhol, que também foi exibida no telão do estádio, em apoio ao atleta.
O presidente do Nacional, Alejandro Balbi, que está em São Paulo, agradeceu ao gesto da equipe são-paulina, destacando especialmente Calleri, Michel Araújo (o único uruguaio do elenco), e o técnico Luis Zubeldía. “Muito obrigado ao time paulista pelo gesto sincero, principalmente aos seus jogadores Calleri e Araújo, assim como ao técnico Zubeldía”, disse Balbi.