Quer fazer parceria comigo? Fale conosco!

Popular Posts

Categories

Edit Template

Escolas precisam divulgar boas práticas, recomendam especialistas

Com as escolas exercendo papeis cada vez mais representativos na vida dos estudantes e de suas famílias, divulgar práticas inovadoras, estruturar departamentos internos de comunicação e marketing e explorar ações de impacto são cada vez mais essenciais, segundo especialistas em educação e marketing digital. Em Natal, a ExpoEduc 2024 debate este e outros temas durante esta semana com uma série de palestrantes e educadores de todo o Brasil.

Na avaliação de Bruno Félix, especialista em marketing digital e um dos coordenadores da ExpoEduc 2024, mesmo com a escola tendo boas práticas e inovações pedagógicas, “é preciso mostrar isso para fora dos muros”.

“A escola precisa comunicar o que ela está fazendo. Então utilizar os canais de comunicação, desde influencers, os próprios alunos, marketing digital, tráfego pago, faz parte disso. Mas uma questão das escolas é que elas não têm setor de comunicação estruturado. São poucas que têm. Elas precisam ter a dimensão e importância de se estruturar um setor desses na instituição”, apontou.

Ainda segundo Bruno Félix, uma atuação integrada entre comunicação e marketing e com planejamento pode trazer vários resultados para as escolas. “Mais matrículas, reconhecimento da sociedade frente aquele trabalho desenvolvido, retenção de alunos, presença de marca maior. E isso precisa ser feito o ano todo. Muitos pais ficam sabendo das práticas da escola pela comunicação externa, porque muitas vezes não se consegue acessar os canais internos e é mais fácil o pai saber de uma novidade num jornal ou portal do que ter acessado o e-mail. É preciso ter essa noção”, acrescentou.

Mesmo pensamento tem o presidente do Sindicato das Agências de Propaganda do Rio Grande do Norte (Sinapro-RN), Renato Quaresma, que aponta que o concorrido mercado de educação exige trabalhos específicos de marketing com planejamento, dados, alcance e frequência.

“Em qualquer estratégia básica de uma escola é preciso ter clareza de qual é seu público, traduzir de forma clara seus valores e diferenciais, e estabelecer uma conexão de confiança. Ao longo de todo ano, a escola se comunica com seu público interno: alunos, pais e equipe. E com seu público externo, geralmente com mais força no segundo semestre. Nesse período de matrículas o desafio é a retenção máxima dos atuais alunos e a conquista de novos alunos”, disse.

Quaresma disse ainda que o trabalho pode ter mais chances de sucesso de for feito com agências estruturadas e com experiência junto a veículos e plataformas. “Na prática, a boa e permanente publicidade de uma escola, sempre vai impactar na consolidação da marca na mente do consumidor e consequente no alcance das metas de matrículas e rematrículas”, apontou.

Esse será mais um dos temas a serem abordados em mais uma edição da ExpoEduc, considerado o maior Congresso Educacional do Norte-Nordeste, que reúne anualmente mais de 5 mil profissionais da educação.

Com o tema “O que a escola precisa aprender antes de ensinar”, o evento promete várias novidades, proporcionando ainda mais conhecimento, com muito conforto e uma maior concentração de atrações que a edição anterior.

Humanização na comunicação da escola
Nos dias de hoje, a personalização no marketing educacional não é apenas uma tendência, é uma necessidade. É a palavra de ordem em praticamente todos os setores e, na educação, não poderia ser diferente, alerta Bruno Félix. Chamar o aluno pelo nome e entender o comportamento de cada geração faz toda a diferença, segundo ele.
Bruno Félix afirma que é imprescindível que o gestor e sua equipe compreendam que, por mais amor e propósito que exista na causa da educação, em instituições privadas principalmente: Aluno é cliente. Matrícula é venda. Escola é empresa.

Da portaria à diretoria, todos têm um papel na captação e retenção de alunos. Um dos desafios do setor de marketing é envolver toda equipe, detalhando como cada um pode contribuir no processo.

Ter um bom planejamento estratégico e saber se posicionar e comunicar o porquê do candidato e/ou família na escolha da sua instituição em detrimento de outra é algo essencial. “As escolas perceberam a importância da estruturação de área mercadológica e do investimento em comunicação digital constante, afinal a matrícula acontece o ano inteiro”, reforça.

Com o advento da inteligência artificial (IA) e ferramentas avançadas de análise de dados, que conseguem entender cada vez melhor as necessidades e preferências dos alunos e suas famílias, Bruno Félix relata que criar estratégias mais eficazes e personalizadas só é possível com a atualização das pesquisas de satisfação. “Precisamos manter atualizadas pesquisas de satisfação com alunos e famílias. Humanizar campanhas de matrículas utilizando os próprios alunos e suas famílias faz total diferença, eles podem compartilhar suas experiências e ajudar a atrair novos alunos de forma autêntica e convincente. Isso é o que chamamos de marketing de pertencimento”, disse Bruno. Sistemas de comunicação multicanais como Tribuna do Norte, por exemplo, com jornal impresso, portal, blog, redes sociais e eventos fazem total diferença na estratégia de Comunicação de uma excelente campanha de matrícula.

Para Félix a personalização no marketing educacional e na comunicação diária é um caminho sem volta para as escolas particulares que desejam se destacar. Utilizar tecnologias avançadas e estratégias focadas no aluno, além de atrair novos alunos, garante que os atuais permaneçam engajados e satisfeitos. “A era do marketing um a um está aqui, e cabe a nós abraçá-la para transformar nossas escolas”, finaliza.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like:

Sobre nós

A Nordeste TV é um canal de notícias fundado em 2020 com o objetivo de levar as principais notícias da região agreste do Rio Grande do Norte e do Nordeste em geral. Nosso compromisso é informar de forma clara e precisa, respeitando os direitos de todos os cidadãos e trazendo as notícias em primeira mão. Com uma equipe dedicada de jornalistas e correspondentes, a Nordeste TV cobre uma ampla gama de temas, incluindo política, economia, cultura, esportes e eventos locais. Além disso, estamos comprometidos em promover o desenvolvimento regional, dando voz às comunidades e destacando as histórias e iniciativas que fazem a diferença no dia a dia do Nordeste. Através de uma programação diversificada e de qualidade, buscamos fortalecer a conexão com nosso público, oferecendo conteúdo relevante e acessível para todos.

Posts Recentes

  • All Post
  • Brasil
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Política
  • RN
  • Sem categoria

Floricultura

Entre em contato e tenha seu anúncio na nossa página!

Edit Template

Sobre

A Nordeste TV é um canal de notícias fundado em 2020 com o objetivo de levar as principais notícias da região agreste do Rio Grande do Norte e do Nordeste em geral. Nosso compromisso é informar de forma clara e precisa, respeitando os direitos de todos os cidadãos e trazendo as notícias em primeira mão. 

Posts Recentes

  • All Post
  • Brasil
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Política
  • RN
  • Sem categoria

Siga nossas Redes Sociais

© 2024 Créditos para Agência Ei!Design  (@eidesignagencia)