A atleta potiguar Maria Clara Augusto fará sua estreia nas Paraolimpíadas nesta sexta-feira (30), competindo nas semifinais do atletismo a partir das 15h24 (horário de Brasília). A jovem, que tem má-formação congênita no braço esquerdo, abaixo do cotovelo, começou a praticar atletismo aos 11 anos em um projeto social na cidade onde morava.
Foi aos 12 anos que Maria Clara teve seu primeiro contato com o esporte paralímpico, quando foi convidada para participar da seletiva das Paralimpíadas Escolares. Desde então, sua carreira tem sido marcada por conquistas expressivas.
Maria Clara conquistou a medalha de prata nos 400 metros nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago em 2023 e o bronze na mesma prova no Mundial de Paris no mesmo ano. Além disso, em 2023, ela também conquistou o ouro nos 100 metros no Open Internacional de Atletismo. Seu histórico de vitórias inclui ainda um ouro no salto em distância, outro no revezamento, e uma prata nos 200 metros no Mundial de Jovens de Atletismo em Nottwill, em 2019.
Com um currículo repleto de conquistas, Maria Clara segue representando o Brasil com determinação e talento, sendo uma das grandes promessas do atletismo paralímpico nacional.