Os desafios para a educação na gestão de escolas públicas e privadas são destaque na 5ª edição da Expoeduc, que acontece até este sábado (27) em Natal. Para isso, a Arena COOPEDU para Gestão Pública trouxe, nesta quinta-feira (25), grandes nomes, que debateram, dentre outros temas, a captação de recursos para a gestão escolar. Já a Arena SEBRAE para Gestores oferece uma programação voltada para gestores educacionais da rede privada, com temáticas focadas em potencializar, aperfeiçoar e profissionalizar a gestão nas unidades de ensino.
O CEO da Expoeduc, Crislan Viana, esteve à frente da Arena COOPEDU para Gestão Pública. Ele destacou a participação de grandes nomes, que se propuseram a aprofundar as perspectivas em torno da gestão de recursos, o principal gargalo atualmente para a rede pública de ensino. “Este é um grande desafio porque, muitas vezes, o gestor está lidando com poucos recursos. Gerir equipes também é muito complicado, porque não é incomum lidar com professores desestimulados. Tem ainda, a gestão dos alunos, vindos de uma geração com muita ausência familiar”, comenta o CEO.
Bruno Félix, diretor comercial da Expoeduc está à frente da Arena SEBRAE para Gestores. Até este sábado, o espaço levará aos participantes discussões sobre o equilíbrio entre controle financeiro e desempenho pedagógico, um dos desafios para a rede privada de ensino. Outro desafio, de acordo com Félix, são os chamados conflitos intergeracionais, que têm a ver com a relação das famílias com o ambiente de ensino. “Neste aspecto, acredito que não adianta a família transferir responsabilidades para a escola e vice-versa. Não adianta ficar nessa queda de braço. Eu digo sempre que é preciso pegar o calendário escolar e trazer a família junto”, afirma.
A Arena SEBRAE para Gestores terá a participação de nomes como Bel Alvi, que vai falar sobre padrão de excelência Disney de gestão. Catarina Alcântara vai falar sobre como liderar equipes intergeracionais. Uma mesa com grandes grupos educacionais vai apresentar os critérios utilizados para a aquisição de escola por meio da fusão entre esses grupos. Alberto Cacho vai palestrar sobre Inteligência Artificial no dia a dia da gestão educacional. As influenciadoras Taís e Roberta Bento, da SOS Educação, também são presença confirmada para debater a relação entre família e escola.
Já pela Arena COOPEDU para Gestão Pública passaram Amábile Pacios, presidente da Câmara de Educação Básica do MEC, que falou sobre as tendências e perspectivas para o futuro da educação básica, e Maria Helena Guimarães, vice-presidente do Conselho de Educação de São Paulo e titular da Cátedra Instituto Ayrton Senna. Uma mesa temática debateu as estratégias integradas para prevenção e combate à violência sexual, bem como o papel do gestor da escola pública nesse combate.
Escolas precisam de ferramentas
As temáticas nas duas arenas levam em conta o futuro da educação na rede pública e privada de ensino e de como o ensino pode ser modernizado ou aprimorado. A implantação de ferramentas específicas podem ajudar a melhor a gestão no ambiente escolar. No ensino público, isso passa também pela valorização dos professores e de demais profissionais atuantes, conforme análise de Crislan Viana, CEO da Expoeduc.
“A capacitação das equipes em termos de ensino-aprendizagem e uma política de valorização, não só financeira, mas também de formação do profissional que atua (não só do professor), mas da equipe de secretaria, é uma ferramenta importante. Essa valorização vai além do financeiro, como eu falei, e tem que ser algo cultural mesmo”, discorre Viana. Na rede privada, segundo Bruno Félix, a imersão no ambiente digital é importante para modernizar o ensino das escolas.
“Não dá pra fugir de ferramentas básicas, com sistema de gestão, como o CRM – Custom Relations Management, um sistema que dispara e-mails e mensagens de WhatsApp com conteúdo para os pais dizendo da rotina dos filho.s Acho que ter uma agenda digital hoje é muito importante. Isso faz toda a diferença, mas muitas escolas ainda estão distantes dessa realidade”, frisa. A 5ª edição do Expoeduc acontece até este sábado, no Centro de Convenções de Natal, na Via Costeira.